Sobre a AGAAHSD

A Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Supertotação - AGAAHSD é uma Organização Não Governamental (ONG), com Registro de Entidade Assistencial nº 310087, declarada de Utilidade Pública Federal através de Portaria 336/00, do Ministério da Justiça, em 02 de maio de 2000. Tem por finalidade garantir, defender e reivindicar os direitos das pessoas com Altas Habilidades/Superdotados, promovendo a sua inserção nas políticas públicas pertinentes.

É também uma entidade representativa das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (PAH/SD) na sociedade gaúcha, a AGAAHSD está integrada por pais, profissionais e pessoas interessadas no tema, assim como pelas próprias PAH, tendo desenvolvido palestras em escolas e universidades, públicas e privadas, oficinas, workshops para integração de pais, alunos e professores e cursos de capacitação para professores. Também tem participado de fóruns municipais e estaduais, e audiências públicas para discutir e reivindicar políticas públicas que atendam as PAH.

Desde 1996, a AGAAHSD organiza, bienalmente, o Encontro Estadual Repensando a Inteligência, que, em 2011 chega a sua VII edição. Em 2000, a Associação organizou o XIII Seminário Nacional da ABSD e o I Congresso MERCOSUL sobre Altas Habilidades/Superdotação, realizado a cada quatro anos, já na sua III edição. Naquela ocasião também ocorreu o I Congresso de Jovens Portadores de Altas Habilidades, cuja segunda edição aconteceu em 2008, em Canela.

Ao longo de sua história de luta pelos direitos das PAH/SD, tem entre suas conquistas a implantação da Política Pública Educacional para alunos com AH/SD e das 28 salas de recursos para o desenvolvimento de potenciais no Estado do Rio Grande do Sul, assim como a realização do Curso de Capacitação em Educação Especial - Área de Altas Habilidades/Superdotação, executado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Secretaria do Estado da Educação do RS, com o apoio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação no Estado do Rio Grande do Sul (FADERS).

Em 2001, a AGAAHSD desenvolveu um importante Estudo de Prevalência de Alunos com AH/SD na Região Metropolitana de Porto Alegre, único estudo desse tipo no estado e no País, que permitiu determinar que, no RS, a estimativa de PAH é de 7,78%.

Objetivos

I – Sensibilizar a comunidade para o reconhecimento das questões relativas às pessoas com Altas Habilidades/Superdotados.

II – Colaborar com as entidades públicas e privadas incumbidas de formular e promover políticas públicas para as pessoas com AH/SD.

III- Congregar pessoas físicas e jurídicas, interessadas na área das AH/SD e talento a fim de estabelecer intercâmbio de conhecimentos e experiências, coordenando seus esforços, estudos e ações.

IV – Incentivar o intercâmbio e a cooperação entre profissionais e entidades públicas e privadas, nacionais, estrangeiras e/ou internacionais, que se ocupem das questões relativas às pessoas com AH/SD.

V – Promover congressos, seminários, simpósios, encontros, conferências, palestras, cursos e outras atividades similares concernentes à finalidade da AGAAHSD.

VI – Estimular a realização de estudos científicos e pesquisas sobre temas referentes às pessoas com AH/SD.

VII – Incentivar a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos destinados à pesquisa, à identificação e ao atendimento das pessoas com AH/SD e seus familiares.

VIII – Fomentar a criação de uma Central de Dados sobre AH/SD, bem como a circulação de informações sobre o tema e temas afins.

IX – Solicitar, receber e aplicar quaisquer contribuições, doações, legados, subvenções e recursos financeiros provenientes de pessoas físicas e de entidades públicas e privadas, nacionais, estrangeiras e internacionais, para a realização das finalidades da AGAAHSD.

X – Desenvolver outras atividades referentes à consecução da finalidade da AGAAHSD.

Organização

DIRETORIA ATUAL: Quadriênio 2015/2018

  • PRESIDENTE : Sheila Torma Rodrigues (Licenciada)
  • VICE-PRESIDENTE: Marli Teresinha Deuner (Presidente em exercício)
  • 2º VICE-PRESIDENTE: Gláubia Maria Martins da Silva
  • 1ª SECRETÁRIA: Lucia da Cunha Lamb
  • 2ª SECRETÁRIA: Angélica Shigihara Lima
  • 1ª TESOUREIRA: Cristina Beatriz Basques Ferreira
  • 2ª TESOUREIRA: Fernanda Maliczewski (Licenciada)